sábado, 3 de outubro de 2015

Velika Planina, a Grande Montanha


A minha anfitriã eslovena, Alenka, me convidou para subir a montanha com ela e mais dois amigos - adivinha de onde? Do Brasil!
A montanha fica na direção norte da Eslovênia, e sua base fica em Kamnik, uma cidadezinha bem bonitinha, como todas no país, a cerca de 1 hora de Lubliana (Ljubljana em Esloveno).
Já no caminho me deslumbrei com as paisagens... Me senti nos Alpes!





Chegando em Kamnik, pegamos um teleférico que sobe  a uma altitude de 1.400 metros e chega a uma estação de esqui que já nos oferece um visual que dispensa comentários.








Por ali mesmo nos instalamos em um chalé pequenininho e charmoso. Não sem antes levar nossos suprimentos para dois dias na montanha - caixas e caixas com comida, vinho e água (em geral aqui na Europa a água de qualquer torneira é potável. Mas pra subir a montanha tivemos que apelar pras infames garrafas de plástico com água supostamente mineral!).


No início da noite aconteceu algo mágico!
Eu, que sou de Cuiabá, a cidade mais quente do Brasil, apesar de atualmente morar em Santa Catarina, nunca vi neve na vida. E qual não foi a miha surpresa ao perceber que uns floquinhos branquinhos estavam caindo do céu em pleno começo de outono? Ah, parecia uma criança!

Do lugar onde ficamos hospedados até o topo da montanha subimos mais 266 m, uma caminhadinha puxada que os eslovenos adoram... E foi esse o nosso programa da manhã seguinte!


Lá, quase no topo, encontramos o grande charme da Velika Planina: as casinhas onde os pastores de Kamnik levam seus animais durante o verão, ficando lá toda a estacão com os bichinhos, principalmente vacas e ovelhas, que tem bom pasto, ar fresco e muito espaço pra passear. As casinhas são à moda antiga, sem estrutura de eletricidade e saneamento. Lá é possível comprar queijo e leite fresco e cada casa tem uma plaquinha dizendo o que se encontra pra comprar ali. Como chegamos no inicio do outono, não vimos nada além das casinhas fechadas.




Além das casinhas que são um charme, por ali também há, segundo as plaquinhas, um Museu dos Pastores e também uma Capelinha, mas o ventinho gelado não convidava para mais uma caminhada... Fica pra próxima, ou se você que está lendo for até lá, me diz como é!

Eu gostaria de saber que montanhas são aquelas que se vê dali, mas ainda não consegui informações a respeito. Só sei que o visual é deslumbrante, onde quer que se olhe a paisagem enche os olhos e a alma!



No inverno, Velika Planina fica cheia de neve e, claro, de gente pra esquiar. Quem sabe um dia eu volto pra ver!

Um comentário:

  1. Nossa! Que delícia de passeio, mesmo que sendo virtual. Fez-me voar até estas belas montanhas. Aguçou o desejo de conhecer a Eslovênia.

    ResponderExcluir